terça-feira, 13 de março de 2018

Para Estudar 6º Ano - Capítulos 1 a 3 (Introdução à História; Pré-história; Paleolítico e Neolítico)

Capítulo 1 - Introdução à História.


Sobre o Tempo...

Leia o texto escrito pelo Professor Mestre Cláudio Fernandes cujo trabalho destaca a importância da História para a humanidade. 

"Para compreender bem o que é História e os motivos que a tornam uma disciplina importante, é necessário refletir um pouco, em primeiro lugar, sobre a palavra que a alicerça, isto é, que dá a base para pensá-la. Essa palavra é “tempo”. É imprescindível entendermos o porquê de o tempo ser um termo, ou melhor, um conceito de suma importância para a História. Para tanto, traçaremos uma diferença entre o tempo natural e o tempo humano.
Quando estamos aprendendo Geografia ou Biologia, geralmente estudamos conteúdos que nos permitem conhecer a formação geológica do planeta Terra, os bilhões de anos que nosso planeta levou para chegar a esse estado em que hoje se encontra, a origem das primeiras formas de vida, os seres vivos de grande porte que habitaram o nosso planeta há milhões de anos, como os dinossauros, entre muitas outras coisas. Pois bem, todos esses assuntos dizem respeito ao tempo natural, o tempo que não faz parte necessariamente da experiência humana.
Quando começamos a estudar História, geralmente nos deparamos, nos livros didáticos, com os temas relativos à Pré-História, isto é, à vida dos homens primitivos. Esses temas costumam nos dar uma noção importante, mas ainda distante, do complexo processo que foi a passagem da pura natureza biológica para a humanidade (ou para a História). Essa inserção científica do humano na esfera do natural pode ser observada sobretudo quando lemos nomenclaturas que enquadram o ser humano dentro da escala evolutiva natural. O termo Homo sapiens exemplifica essa inserção.
Entretanto, o tempo humano (que é propriamente o tempo da História) é diferente do tempo natural por ser fruto da percepção que temos da ação do tempo natural sobre nós. Um exemplo dessa ação é a velhice; outro, o mais extremo de todos, é a morte; ou seja, o tempo humano caracteriza-se pela consciência de que estamos, a cada momento, caminhando para a finitude, para a morte. É a experiência radical da finitude, da consciência da morte, que lançou o homem primitivo à produção de cultura, ao desenvolvimento da religião e à organização política.
Nenhum outro animal possui essa distinção entre o tempo da natureza e o tempo da História, pois os outros animais apenas vivem, seguindo instintos e sem consciência de sua própria morte. Os seres humanos, ao contrário, desde as comunidades mais remotas começaram a construir urnas funerárias e mausoléus, além de desenvolverem formas de comunicação e representação artística, como as pinturas rupestres. Isso ocorreu em razão da necessidade de registrar em símbolos a experiência que os diferenciava dos outros animais e da própria natureza.
O desenvolvimento da linguagem e da escrita também segue essa necessidade de expressão e articulação dentro do tempo. Os verbos, que exprimem ações temporais, seja no passado, no presente ou futuro, resultam de milênios de tentativas de preservar a memória das experiências passadas e relacioná-las com as expectativas depositadas no futuro. A consciência que temos de nossa radical experiência do tempo nos fez, ao longo da história, produzir inúmeros documentos e monumentos que pudessem resistir ao tempo e dar aos homens futuros o testemunho do passado. Há um provérbio egípcio que exprime bem essa experiência radical que temos do tempo e a diferença que há com o tempo natural. Diz o provérbio: “O homem teme o tempo, mas o tempo teme as pirâmides”."

Por Me. Cláudio Fernandes

Fonte: <http://escolakids.uol.com.br/tempo-natural-e-tempo-humano.htm >


Divisões da História

Para organizar o tempo e o trabalho do Historiador, a história da humanidade foi dividia em períodos:
Resultado de imagem para Divisões da História
Imagem retirada de: <https://cpalexandria.wordpress.com/2012/02/06/periodizacao-historica-classica/>


As fontes da História

Os registros de ações da humanidade são utilizados para investigar o passado. Desta forma, o historiador utiliza busca compreender o passado por meio da análise de fontes históricas. 

  • Fontes textuais ou escritas - Cartas, registros de nascimento, casamentos e morte, livros, jornais, etc.
  • Fontes materiais - objetos, construções, monumentos, meios de transportes, etc.
  • Fontes visuais ou iconográficas - desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, etc.
  • Fontes orais - cantos, lendas, causos, contos, entrevistas, etc




A Origem dos seres humanos

Os ancestrais mais antigos do ser humano nasceram na África há milhões de anos. Esses hominídeos podem ser classificados em dois gêneros: Pithecus e Homo. O Gênero Pithecus é o mais antigo e foi descoberto aproximadamente 4 milhões de anos. Já o gênero homo foram encontrados fósseis de 2 milhões de anos. 

Vamos descobrir mais sobre a evolução do homem e a vida na Pré-história? Veja a apresentação abaixo:





Para compreender melhor sobre o Paleolítico e Neolítico veja outra apresentação em forma de mapa conceitual:




Assista também um vídeo que retrata o assunto estudado durante as aulas.


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